sexta-feira, 5 de agosto de 2016

A VOZ

                               

                                                 

CLASSIFICAÇÃO VOCAL

Antes de tudo, saber que cada pessoa tem um tipo de voz, de acordo com suas características físicas e genéticas. Identificar sua voz é essencial para não se atrapalhar e cantar em tons errados, seguir referências musicais inadequadas pra você( cantores que cantam muito mais grave ou agudo que você).
O ser humano pode apresentar basicamente 4 tipos de vozes, observadas em um coral ou grupo harmonizado:
1)SOPRANO: São as mulheres que cantam mais agudo.Baixa estatura, miúda.EX: Ana Paula Valadão;
2)CONTRALTO : As mulheres que cantam mais grave.Alta, ossatura larga, pescoço comprido, o rosto tende a ser quadrado.EX.: Talita;
3)TENOR : Os homens que cantam mais agudo.Baixa estatura, miúdo, pescoço curto.EX.: Jayrinho;
4)BAIXO : Os homens que cantam mais grave.Mais alto, parrudo, pescoço comprido.EX.: Ellon Cavalcante.

SOPRANO (Lírico) - NÍVEA SOARES

Música Mais Perto




SOPRANO DRAMÁTICO - ELIZABETH MOYSÉS
Música O Maior dos Sonhos







CONTRALTO - TALITA
Música Jerusalém de Deus




TENOR - JAYRINHO
Música Grande Amor






BAIXO - ELON CAVALCANTE
Música Há uma Luz no Caminho





As vozes seguem a escala musical, cantando as notas musicais (dó  - ré - mi - fá - sol - lá - si  ), em diferentes alturas, conforme pede cada música. Pode ser Lá 1, Lá 2, Lá 3, Lá 4. Baixos cantam do 1 ao 3, Tenores, do 2 ao 4, Barítonos, do 1 ao 3, Contraltos, do 2 ao 4, Mezzos, do 2 ao 4 e Sopranos, do 3 ao 5.
Notação Musical:
-Dó (C)
-Ré (D)
-Mi (E)
-Fá (F)
-Sol (G)
-Lá (A)
-Si (B)
Por isto, falam em D3 para Aline Barros ou A5 para Leonardo Gonçalves e Nívea Soares. Quando dão F#5 para Gabriela Rocha, quer dizer que ela canta 1/2 tom acima daquela nota. Quando põem B b 5 para Alessandra Samadello, quer dizer o inverso, que ela canta 1/2 tom abaixo daquela nota.
A voz varia em Extensão conforme cada indivíduo. Uma Soprano por exemplo pode cantar 2 tons acima do que se espera para ela.

Todos se encaixam em algum destes naipes, mas só a título de informação, há sub-divisões dentro destes naipes, por isso se encontrar alguém que se diferencia entre os seus colegas de naipe, saiba que é porque ele(a) pode pertencer a uma destas sub-divisões:

*ALTO ou PRIMEIRO SOPRANO : É uma Voz Branca e infantil. Vem desde o século 16, com a Reforma Protestante, que passaram a incluir também as mulheres nos Côros. Não se chama alto á toa, é uma mulher que canta mais agudo que a média dos Sopranos, sua voz naturalmente vai se destacar porque qualquer voz fica mais forte quando emite som na sua região. Se fizer um dueto entre uma Alto e uma Soprano, verá que a voz da primeira vai sumir em certos trechos da música, enquanto a outra aumentará o volume.Se a Alto tentar fazer Contralto, sua voz vai diminuir muito de volume e tenderá a falhar, não executar bem a música! Baixa estatura, mignon mesmo, pescoço curto, rosto um pouco afunilado, EX.: Alessandra Samadello.
*MEZZO-SOPRANO : A voz da maioria das mulheres que fazem Contralto no Brasil, mas se você encontrar um coral feminino, provavelmente as verá, pois sua divisão de vozes pode ser Soprano, Mezzo, Contralto e ocasionalmente um Primeiro Soprano. É a voz média ou intermediária, que consegue substituir muito bem as Contraltos na maioria das músicas, já que estas são raras no Brasil. Bem parecida com a Contraltino. Estatura mediana.
*CONTRA-TENOR : È quando um homem alcança notas mais altas que os Tenores, ou seja, notas de Soprano, a mais aguda de todas as vozes. Seu corpo é anatomicamente preparado pra isto, por isto uma Soprano pode sentir dificuldade para cantar certas notas musicais que um Contra-tenor cantará ( lembrando que é bom saber impostar a voz). Ele pode então fazer as vezes do Soprano, cantando a melodia e tornando-se mais uma alternativa para embelezar a música. É baixinho e miúdo. EX.: Oscar Valdez.
*CONTRA-BAIXO : È quando um homem canta mais grave que os outros Baixos. EX.: Fernando Araújo / Jim Macdonnald / J. D. Sumner.
*CONTRALTINO : Um tipo de Voz Branca, feminina, diferente dos Contraltos, que parece masculina até na fala, Apesar de clara, é encorpada como o Contralto, e alcança notas mais altas que este, chegando a cantar notas de Soprano. Incrível versatilidade! Facilidade para músicas difíceis, ligeiras, que passam de baixo pra agudo rapidamente. A Contraltino pode fazer sem quebras vocais!
*BARÍTONO : Equivalente da Mezzo entre os homens. Faz geralmente o Baixo nos corais.EX.: Luiz de Carvalho.

E há ainda as VOZES ABSOLUTAS, isto é, cantores que diz-se podem ultrapassar 3 Oitavas, tendo uma extensao vocal bem maior que a média das pessoas que alcançam pouco mais de 2 Oitavas! Diz-se que, a partir de 3 oitavas, o cantor já consegue Potência Vocal suficiente para encher um auditório com sua voz sem o auxílio do microfone, mas só ocorre quando ele usa determinado Registro Vocal, onde sua voz é mais forte.


MEZZO (Ligeiro) - SHIRLEY CARVALHAES

Música Vendavais



CONTRALTINO - MICHELLY MANUELY

Música Se Tu Quiseres Crer 






CONTRA-TENOR - MÁRCIO SAMPAIO
Música Jerusalém, com o Cânticos Vocal e Coral Jovem




CONTRA-BAIXO - JIM MACDONALD, do Heritage Singers
Música The Same Old Fashioned Way




Claro que aqui no Brasil, dificilmente se acharão tais vozes, nem serão contempladas em Côros ou Grupos, partituras e compositores,mas naqueles onde há mais excelência musical, eles são procurados e valorizados! Mesmo que não possam encaixar-se em um grupo da igreja, mas deverão ao menos saber cantar individualmente, usando sua TESSITURA( a região onde a pessoa canta sem esforço, e mais forte).EX. : Grupo Prisma, Conjunto Novo Alvorecer, Renascença, VPC (no LP Lacrima por exemplo, vemos o uso de vozes excepcionais, absolutas, que são capazes de dar notas longas, agudas e/ou rápidas, sem dificuldade alguma, fora os instrumentistas, arranjadores, tudo de extrema qualidade, tanto que as músicas tornam-se "incantáveis", desafios mesmo para bons músicos! Enfim, é um LP de arte, com fins simplesmente artísticos.)

LEMBRE: Pra alcançar isto, estes cantores e qualquer um, deve saber cantar nos TONS certos, onde sua voz surge mais forte e bonita! Também deve saber espelhar-se nos cantores certos, que serão suas referências musicais. Se você for Baixo, pode inspirar-se em Sérgio Pimenta por exemplo, jamais em Jessé. Se gostar de uma música do Jessé ou de João Alexandre, baixe bastante o tom da música junto a um violonista ou tecladista! Se seu corpo se acostumar cantando nos tons errados, sua voz será danificada, poderá desenvolver nódulos e talvez nunca mais consiga cantar no Naipe correto!

As vozes podem tanto perder como ampliar a EXTENSÃO (nota mais grave à mais alta que alguém consegue cantar). Por isto, muitas Sopranos viram Mezzos e Tenores viram Barítonos com a idade. Alguns cantores porém conseguem manter a juventude da voz até a velhice, geralmente Sopranos Líricos. EX.: Paulo César, do Logos, que parece cantar cada vez melhor!

Características particulares da voz podem classificar mais ainda as vozes, usado somente no Canto Erudito. Algumas:
#MEZZO-SOPRANO LÍRICO. Ex.: Melissa;
#CONTRALTO PROFUNDO. Ex.: Lília Paz;
#MEZZO SOPRANO LIGEIRO. Ex.: Shirley  Carvalhaes;
#SOPRANO ULTRA-LIGEIRO. Que emite vibrato com muita facilidade.
#CONTRALTINO (Já visto acima). Ex.: Michelly Manuely.
#MEZZO SOPRANO DRAMÁTICO. Ex.: Rose Nascimento

Na sub-divisão dos Sopranos, temos Alto e Sopranino. E o que define a diferença é a extensão de cada uma. A Alto cantaria de E3 a E5, já a Sopranino cantaria mais agudo ainda, alcançando D6 por exemplo. Na igreja então, podemos usá-las como Primeiro Soprano, mas atentando para não forçar a Alto a cantar notas de Sopranino, nem qualquer uma das duas a cantar notas baixas de Contralto por exemplo, sob pena de estragar a voz. De qualquer forma, são vozes raras, principalmente a Sopranino.

Primeiro Tenor, Segundo Tenor, Barítono e Baixo é a classificação utilizada para quartetos. Assim como para grupos usa-se Soprano, Primeiro Soprano, Contralto, Tenor e Baixo normalmente. O que não excetua o uso de outras vozes se a partitura pedir e existir quem possa executar, mas tudo com cuidado. Um Contra-tenor pode ser um ótimo Primeiro Tenor, cantando a melodia ou harmonizando.

Para qualquer dos casos, o ideal é que a classificação seja feita por um professor de Canto ou preparador vocal. As vozes básicas, mais fáceis de identificar, têm a possibilidade de ser classificadas se a igreja tiver em seus quadros um músico instrumentista de excelente qualidade que possa fazê-lo. Para isto, quanto mais conhecimento, melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário